![]() |
GINTAMA! |
Antes de começar a discursar sobre o quão emocionante está o início desse arco, eu preciso dizer a vocês o quanto Gintama me surpreendeu de várias formas (umas boas outras... Bem... Foram meio estranhas, mas não deixaram de ser boas). Em primeiro lugar: Esqueçam o rótulo "Anime de paródias proibidas e comédia", Gintama possui um enredo muito mais inteligente do que isso, aliás, o enredo todo dele é uma grande referência, uma paródia gigante e muito bem montada sobre a história japonesa. Vejam bem, O anime se passa num período do Japão chamado Shogunato Tokugawa ou Período Edo (pois a capital do Japão era em Edo, então a falta de criatividade pra nome bateu forte e apelidaram de Período Edo). Nessa época o país era liderado por um Xogum da família Tokugawa (vulgo uma espécie ditador militar), tendo apoio de um grupo militar especial chamado Shinsengumi, além disso, o Japão era completamente isolado do mundo (ou seja, era só ele e ele no mundo, o resto que se foda). No final desse mesmo período houve a decadência dos samurais, e somado a isso (aos trancos e barrancos) o Japão começou a ter relações comerciais com estrangeiros e a ter contato com as tecnologias dos mesmos.
Pois bem, dado um resumo desse período vamos ao contexto de Gintama: Alienígenas (no qual são chamados de Amantos no anime) chegam ao Japão e tomam conta de Edo trazendo sua tecnologia e expulsando os samurais de sua terra. Num primeiro contato é bem estranho ver aquele monte de alienígenas bizarros andando num Japão feudal, onde a tecnologia deles é mais avançada do que a nossa, tendo até mesmo viagens intergaláticas. Porém, se prestarmos bem atenção tudo isso não passa de uma grande referência a história japonesa: Os Amantos nada mais são do que os estrangeiros trazendo a sua tecnologia e "maculando" o território sagrado dos samurais. O fato de não haver nenhum samurai no início do anime e até mesmo o fato do Gintoki carregar uma espada de madeira nada mais é do que a decadência dos samurais (aliás, na história oficial os membros do Shinsengumi foram considerados os últimos guerreiros samurais). Além disso, o motivo de toda a história se passar apenas em Edo (Japão) é justamente devido ao isolamento do país na época. Na visão dos japoneses daquele período apenas o país deles existia, portanto Edo (capital do japão) se tornou em Gintama o centro do universo, o lugar onde o destino do mundo seria decidido.
Os próprios personagens são referências a figuras históricas, como o grupo Shinsengumi (QUEM VIU HAKUOUKI MANJA) ou o virjão do Shinpachi (que mesmo sendo do grupinho do Gintoki, na vida real ele fazia parte do Shinsengumi), ou os políticos do Japão (vulgo os Shoguns............ -www-)
E a partir de várias referências Gintama vai montando o seu enredo, que começa de forma bem despretensiosa e estranha, tanto que a sensação inicial é que o anime não irá dar em nada! Mas aos poucos o anime vai introduzindo arcos mais sérios, mostrando as manipulações políticas que existem envolvendo o governo japonês e organizações poderosas dos amantos, até nos levar a um clímax de 99% tensão e seriedade, mas aquele 1% ainda é Gintama... E eis que nós entramos no arco Shirogane no Tamashii-Hen / Silver Soul / Alma de Prata, no qual o próprio título já é uma referência a alma do mangá / anime chamado Gintama (no qual adivinhem o significado!? Sim, Alma de prata.... Ou se lido de maneira errada os Kanjis "Kintama" - Bolas de ouro [sim, aquelas bolas] - piada que aparece quase sempre na obra). Alma de prata de um vagabundo de permanente prateado, no qual nunca será tão valioso quanto o ouro, porém sua alma brilha tão intensamente quanto o mesmo. E é nessa vibe que Gintama segue, apresentando personagens que não passam de uma prata, mas que sem dúvidas são a prata mais brilhante que alguém já viu, eles são os famosos SAMURAIS DA TERRA DO SOL NASCENTE!
Arco Final
Pois bem, para quem não está por dentro uma breve contextualizada: Já fazem uns três arcos que Gintama vinha se preparando para o seu clímax: Tivemos o arco "Assassinato do Xogum", o arco "Adeus Shinsengumi" (*coff* referências aos Shinsengumi real-oficial *coff* [acredito que eu não preciso dar maiores detalhes sobre esses arcos, pois os nomes são bem auto explicativos]) e o arco da Batalha de Rakuoyou (focando na Kagura e o passado dela e da sua família). Em termos "gintameiros" esses arcos mostraram que a "merda era mais fedida" do que se pensava, ou seja, eles revelaram os mistérios sobre o passado do Gintoki, sobre o professor do Gintoki (Shouyou-sensei), sobre o governo japonês, sobre as organizações de amantos e como tudo isso estava relacionado. E agora no arco final, nós temos toda essa galera se cruzando cara a cara e travando uma guerra universal no Japão.
[A partir daqui vai rolar uns spoilers tensos]
De longe a cena mais marcante desse início de arco foi o reencontro do Gintoki com o "Shouyou-sensei", ou melhor com o Utsuru -www- Ver o Gintoki dando tudo de si para alcançar o Utsuro enquanto ele ficava meramente parado reptindo "Não alcançará, não alcançará, não alcançara... Sua espada não me alcançará".... PUTA MERDA AQUILO ME DERRUBOU DE MANEIRAS NUNCA DERRUBADAS ANTES. Pois, Gintama sempre fez questão de mostrar que por mais merda que a coisa estivesse, enquanto o Yorozuya se mantivesse unido, enquanto o Gintoki se mantivesse em pé, tudo daria certo... Porém, não dessa vez. A batalha que o Gintoki comprou é muito maior do que ele e seus companheiros podem aguentar, por mais habilidosos que o os samurais de Edo sejam, por mais que suas almas brilhem, por mais que eles se unam e se esforcem, eles são apenas "pequenos samurais de espadas frágeis". Toda a grandiosidade e orgulho do povo samurai é massacrado pelo poder tecnológico do inimigo (mais uma referência ao período histórico japonês).
Outra cena que me deu uma rasteira foi essa aqui: -www- Eu não estava preparada para ver o Gintoki desistindo de tudo, isso foi uma voadora no meu coração! O Gintoki (como mencionei lá em cima) sempre foi o cara que resolvia tudo, o personagem que chegava e dizia "Hey somos o Yorozuya, então tudo vai dar certo!" ele é o mais velho do trio, então é como se ele fosse "O irmão mais velho que sempre encontra uma solução". Portanto, ver ele se relembrando da época do Shoyu e como ele sempre perdia para ele nos treinos, como a sua pequena espada nunca alcançava o seu professor e como ela não está alcançando agora o Utsuru, o sentimento de impotência que ele mostrou ME DERRUBOU VIOLENTAMENTE! Cara, o Gintoki é muito precioso pra mim, é um dos personagens que eu mais consigo me identificar, ele tá na faixa dos 20, não trabalha, é preguiçoso, ama doces e ainda briga por coisas retardadas com dois pirralhos... SOU EU DESCRITA NESSE PERSONAGEM. Por isso que ele e o Yorozuya me encantam tanto, pois aquelas brigas retardas, a maneira como ele, o Shinpachi e a Kagura vivem se provocando, mas sempre estão juntos me faz lembrar de mim e dos meus irmãos, o mangá / anime retrata as relações de uma forma mais natural, sem ter todo aquele filtro de palavras botinhas, ele mostra a maneira desajeitada e bagunçada que são as relações, ou seja, uma hora tão brigando, em outra se ajudando, dali a pouco tão se zuando, porém estando sempre juntos. Por isso que Gintama conseguiu me comprar muito facilmente com esse personagem e com o climão de família do enredo.
Outras cenas também merecedoras de destaque-www- www- Ah, o retorno triunfal do yorozuya, quando a situação tá tensa eles sempre aparecem pra brilhar e salvar o dia. E só pra contextualização: Se lembram que eu mencionei o arco "Batalha de Rakuoyou" sobre o passado da família da Kagura!? Então, esse arco é anterior ao arco final e ocorreu em outro planeta, por isso que os protagonistas não estavam no Japão e voltaram (aliás, eles voltaram bem no início da guerra que está ocorrendo).
-www- QUE HOMÃO HEIM! GINTOKI MOSTRANDO QUEM É O DONO DAS QUEBRADAS!
-www- www- www- www- MANO ESSA CENA É MUITO LINDA! O Hasegawa é um desempregado pobre de Gintama, ele coletou e economizou várias moedas que achava pela rua para fazer um pedido ao Yorozuya (Gintoki, Kagura e Shinpachi, no qual trabalham como "Faz tudo") no qual ele pediu para o grupo voltar para Terra e defender o seu país ao lado de todo mundo, pois geral estava precisando da ajuda deles <3
Porém, por mais séria que as coisas estejam nesse arco, isso aqui ainda é Gintama então lógico que algumas situações seriam resolvidas de maneira.... Peculiar, afinal só em Gintama para haver um breve acordo de paz e um cessar fogo numa guerra através de uma diarreia -www- Ah, e como não mencionar o Shinsengumi, afinal no meio dessa zuera toda eles tiveram uma entrada triunfal....
Err... Ok, pelo menos eles tentaram!
Porém, o que eu posso afirmar para vocês é que apesar das dificuldades, apesar da recaída do Gintoki, ele não irá desistir tão fácil, afinal: -www- Então, o que eu posso dizer sobre Gintama é que ele é o shounen da Jump diferentão! Com ele não existe politicamente correto, as piadas são sujas, são estranhas, os personagens possuem uma avalanche de manias bizarras e defeitos, mas todos eles são verdadeiros. Não há necessidade de discursos sobre amizade ou amor, pois o convívio entre eles já mostra o quanto se preocupam um pelos outros, por exemplo: O Gintoki vive reclamando que nunca tem dinheiro, deve mais aluguel que o seu madruga e briga por qualquer trocado com o Shinpachi e a Kagura, porém não é que ele não trabalhe, mas sempre que aparece alguém pedindo ajuda ao Yorozuya eles fazem de graça, pois sabem que o sentimento que aquela pessoa carrega são muito importantes para ela.
É incrível como essa op e ed encaixaram 100% no atual momento de Gintama
Enfim, podem ter certeza que essa não será a última vez que vocês me verão enaltecendo Gintama! Esse anime foi uma descoberta muito gostosa, pois era uma obra que eu não dava nada, porém se mostrou ser algo super original, divertido e emocionante. É o tipo de anime que brinca, faz zuera, mas é na brincadeira que Gintama fala muitas verdades e aborda até mesmo assuntos mais profundos (vulgo, as ovas do arco "Poção do Amor" e até mesmo os primeiros episódios do arco "Porori-Hen" onde a Kagura arruma um namorado e no final rola um conceito de família e amor [familiar] bem bacanas). Pois bem, já enrolei bastante, então beijos no kore, até o próximo surto... Ah, e quando vocês virem o seu 2d ou idol favoritos não se esqueçam de uma coisa -www-